O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) anunciou a instauração de processo investigatório, com três representações éticas, para análise de peças publicitárias das cervejas Kaiser, Itaipava e Devassa.
No documento, o vice-presidente do Conar, Edney Narchi, manifesta que foram apontados elementos concretos que classificam os anúncios como "eventuais transgressores" das normas éticas do Conselho.
Das três peças denunciadas, duas relacionam a bebida ao futebol, e uma faz associação direta do produto a mulheres e ambientes sociais, como praias e rodas de churrasco.
Há cerca de 15 dias, o deputado federal Paulo Pimenta, autor das denúncias, havia solicitado a sustação de toda e qualquer propaganda que desrespeitasse as regras estabelecidas pelo próprio Código do Conar.
A crítica do parlamentar é quanto ao conteúdo dos anúncios de cerveja no Brasil, que explora o uso de símbolos nacionais, caso do futebol, como estratégia para aproximar o consumidor da bebida e normatizar o consumo de álcool, além dos apelos à sensualidade e à ideia de que o consumo de cerveja é sinal de maturidade, êxito profissional e social.
No mesmo embalo, tramita ainda no Congresso um projeto de lei que estabelece restrições à publicidade de cerveja, medida defendida também pela Organização Mundial da Saúde, como uma solução frente à violência no trânsito, uma das principais causas de mortes no mundo.
Hugo Freitas
Haaa isso é intriga da oposição.rsrssBrincadeira
ResponderExcluirQue a cerveja causa muitos males a sociedade é verdade.Mas, convenhamos quem nao gosta de tomar uma cervejinha no fds e ao final do jogo?Até vc mesmo, sei que é um grande adepto à uma cervejinha de vez enquanto hein??E o papel da propaganda é vender independente dos fatores negativos.