Bandeira Tribuzi é autor do poema "Louvação a São Luís", que se tornou o hino oficial da capital maranhense
A Secretaria de Estado da Cultura irá assumir a guarda do acervo do poeta maranhense Bandeira Tribuzi. O titular da pasta, Felipe Camarão, visitou a casa do escritor para solicitar a autorização da família do poeta, que é quem mantém a guarda dos documentos e pertences do ilustre literato.
Bandeira Tribuzi, falecido em 1977, aos 50 anos, foi jornalista de intensa produção e autor de inúmeros poemas. O mais popular deles é "Louvação a São Luís", que se tornou o hino oficial da capital maranhense. Tribuzi é considerado o introdutor do poema moderno na Literatura Maranhense.
Manuscrito original de "Louvação a São Luís"
De acordo com Camarão, o governo quer organizar, catalogar e recuperar todo o acervo do poeta, que inclui documentos, cartas e o piano do artista. Também é intenção do governo a construção de um memorial que sirva à preservação da obra desta ilustre personalidade da cultura maranhense.
“Cartas, anotações, o piano usado pelo artista e, principalmente, o primeiro manuscrito de Louvação a São Luís... Recuperarmos estes documentos históricos representa o reconhecimento e o respeito que temos a uma das mais importantes personalidades de nossa cultura", afirmou Felipe Camarão.
Bandeira Tribuzi - Jornalista, poeta, músico, escritor, caricaturista, Tribuzi nasceu em São Luís em 2 de fevereiro de 1927. Passou 16 anos estudando em Portugal e, no seu retorno ao Maranhão, em 1948, publicou "Alguma Existência", obra com a qual, aos 21 anos, inaugura a poesia moderna no Maranhão. Pertence a mais uma geração de poetas e escritores maranhenses cujo alcance extrapola os limites do estado e do Brasil, e da qual fazem parte nomes como os de Ferreira Gullar, Nauro Machado e José Chagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pela participação.