Por Hugo Freitas
No mínimo, demagogia e discurso
populista dão a tônica dos escritos propagandísticos que vêm sendo espalhados
cachoeiramente pela Prefeitura de São Luís aos quatro cantos da cidade. Senão, vejamos:
Segundo notícia veiculada no site
Maranhão Hoje, o patrocínio de uma festa de carnaval, o "Fofa-Fest",
promovido no Rio de Janeiro por Ilzineth Rangel, que assina coluna de
variedades em jornais populares com o nome "Fofa", colocou a governadora Roseana
Sarney e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior no mesmo barco, dividindo
a opinião pública.
O mirantiano Marco d´Eça publicou em
seu blog um cartaz e uma camisa da referida festa, onde aparece a
logomarca da Prefeitura de São Luís, utilizada ainda na administração de João
Castelo, porém com a inscrição "Edivaldo Holanda Jr".
Conforme observou o
jornalista Aquiles Emir, que assina o texto do Maranhão
Hoje, o blogueiro mirantiano não fez nenhuma menção ao
fato de a logomarca do Governo do Estado também estar na camisa e no cartaz, conforme se observa nos círculos vermelhos destacados na foto acima.
Dessa forma, a denúncia de D'Eça ficou ainda mais indiscutível, uma vez que o mirantiano usou o cartaz para atacar Edivaldo e sua equipe, e descuidou da logo do Governo de sua patroa.
Por sua vez, o blogueiro pequenista (do Jornal Pequeno) Raimundo Garrone se posicionou em defesa da Fundação Municipal de Cultura (Func), que teria desmentido o patrocínio para centrar suas pesadas críticas ao Governo Roseana.
Dessa forma, a denúncia de D'Eça ficou ainda mais indiscutível, uma vez que o mirantiano usou o cartaz para atacar Edivaldo e sua equipe, e descuidou da logo do Governo de sua patroa.
Por sua vez, o blogueiro pequenista (do Jornal Pequeno) Raimundo Garrone se posicionou em defesa da Fundação Municipal de Cultura (Func), que teria desmentido o patrocínio para centrar suas pesadas críticas ao Governo Roseana.
Conforme o texto de Emir, Garrone chega a cobrar do
secretário estadual de Comunicação, Sérgio Macedo, a mesma posição dos
assessores do prefeito Edivaldo, isto é, um desmentido.
O fato é que tanto o governo municipal
quanto o estadual patrocinaram a festa privada no Rio, diga-se de passagem de
uma das mais conhecidas promoters da
Ilha, com o agravante de que ainda falta esclarecer o mediador de tais
patrocínios.
Uma das suspeitas levantadas pela
matéria é a da mediação via agências de publicidade. A Prefeitura de São Luís
delega esta atividade à Clara Comunicação e o Governo do Estado, à VCR.
Triste mesmo é constatar que este ano,
em São Luís, todas as agremiações carnavalescas ficaram sem patrocínio oficial,
sob a justificativa/desculpa de medidas de contenção de gastos.
Enquanto a Prefeitura da capital alegou
um rombo bilionário nos cofres municipais, "herança maldita" herdada da gestão anterior (até agora, os documentos que comprovam isso não foram apresentados à população ludovicense), tendo,
assim, destinado para a área da Saúde um dos dois milhões de que dispunha para
o Carnaval, o Governo do Estado cortou em 50% os cachês das brincadeiras, o que contribuiu para a significativa diminuição de turistas na Ilha, justamente no período onde as cidades organizadas administrativamente faturaram enormes somas apenas com este setor da economia, o turismo cultural.
Com essa história de patrocínio de
festa particular vindo à público, tanto o Governo quanto a Prefeitura caíram em
contradição, revelando assim que a conversa a portas fechadas entre Roseana e
Edivaldo, antes mesmo do Carnaval, rendeu uma aliança por baixo dos panos, pelo
menos no que concerne ao entendimento de que ambos deixaram de lado o apoio às
manifestações culturais locais para gastar dinheiro à vontade em eventos de gente rica, e
fora do Maranhão, bem longe dos olhos vigilantes dos moradores destas maranhas,
especialmente daqueles não alinhados a nenhuma das partes em foco.
Quando as práticas contradizem o
discurso, é sinal de que passamos tempo demais ouvindo e acreditando deveras no
que estava sendo dito.
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