Por incrível que pareça, os deputados estaduais maranhenses aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira (11), a Resolução Legislativa que reduz de 18 para 15 os seus próprios salários.
A informação foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL/MA), deputado Arnaldo Melo (PMDB), em entrevista, ao vivo, ao Jornal do Maranhão, Primeira Edição, da TV Mirante, por volta do meio-dia desta quarta.
A votação foi realizada em sessão extraordinária. De acordo com o presidente da AL/MA, se houver alguma medida futura da Câmara ou do Senado Federal em reduzir os salários de 15 para 13, os deputados maranhenses vão acatar a decisão "imediatamente, em tempo real".
“Nivelamo-nos a todas as Assembleias Legislativas, a Câmara e ao Senado Federal. Este é um assunto encerrado. Se a Câmara Federal ou o Senado tomar alguma medida, reduzindo de 15 para 13 salários, vamos acompanhá-los, imediatamente, em tempo real. O que não podemos é nos antecipar em relação ao Congresso Nacional, uma vez que, constitucionalmente, os salários dos deputados estaduais estão diretamente vinculados aos dos deputados federais”, esclareceu Arnaldo Melo.
A Mesa Diretora da AL/MA deve ainda discutir nos próximos dias a questão do pagamento de auxílio-saúde para os ex-deputados, segundo informou Arnaldo Melo. “Em relação a essa questão, vamos nos posicionar junto à sociedade maranhense”, afirmou.
A votação histórica aconteceu três dias após a reportagem do Fantástico exibir os gastos de várias Assembleias Legislativas, citando o Legislativo Maranhense como um dos que mais gasta com seus parlamentares. (Reveja AQUI).
Com a nova medida, fica abolida a ajuda de custo de R$ 50.105 aos deputados maranhenses, que sempre recebiam em fevereiro e dezembro de cada ano, juntamente com seus respectivos subsídios mensais de R$ 20.042,34. Há dois anos esse mesmo benefício foi estendido aos suplentes de deputado que, provisória ou permanentemente, assumissem o mandato parlamentar.
Ainda assim, torçamos para que a redução salarial de todos os deputados brasileiros, e não só os do Maranhão, continue até o dia em que um parlamentar ganhe os mesmos 13 salários a que todo trabalhador deste país têm direito, mesmo que os valores reais ainda sejam absurdamente discrepantes.
Hugo Freitas
Com informações da Agência Assembleia do MA
Boa noite Hugo Freitas parabens pela sua matéria. Entretanto, por onde passo escuto vozes confusa pensar de ser o salário de um deputado 18 salários mínimos por mês! Expliquei para um pequeno grupo tratar-se de 18 salários de (deputado) ao ano enquanto os outros trabalhadores só recebem 13 salários. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima
ResponderExcluir