Campo de Perizes (BR-135, no Maranhão)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou nesta quarta-feira (4) o edital do processo de licitação para a duplicação da BR-135, única via terrestre de entrada e saída de São Luís.
De acordo com o edital, os serviços contratados devem ser iniciados no mês de julho e estar concluídos dentro do prazo de 720 dias.
Orçada na estratosférica cifra de mais de R$ 370 milhões, o trecho a ser recuperado da BR-135 tem extensão de apenas 26,5 km, indo do km-25 ao km-51, isto é, de São Luís (saindo da Estiva) a Bacabeira.
Se fizermos um simples cálculo de divisão do valor total da obra pela quantidade de quilômetros a serem recuperados, chegamos ao impressionante registro de aproximadamente R$ 14 milhões por quilômetro. É isso mesmo, prezado leitor. Para cada quilômetro duplicado, serão gastos 14 milhões de reais. UM ABSURDO!!!
Ninguém nega a importância da referida obra, quando se pensa na quantidade de vidas ceifadas em um dos trechos mais perigosos da BR-135 no Maranhão, o Campo de Perizes. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam que somente entre os anos de 2008 e 2011, foram 256 pessoas que perderam suas vidas em acidentes fatais, o que contribuiu para que a BR-135 ficasse conhecida entre os maranhenses como "BR da Morte".
Acidentes fatais na BR-135, no Maranhão
Contudo, a necessidade da obra não deve servir de tapa-olhos para a população, muito menos para os órgãos de controle do Estado. Órgãos como o Tribunal de Contas da União devem ficar ainda mais vigilantes e atentos sobre todos os trâmites que envolvem esta obra. Uma vez que seu valor é exorbitante, as possibilidades de super faturamento e de desvios de verbas é uma realidade premente e iminente, podendo inclusive desembocar na interrupção da obra antes que mesmo que ela se inicie.
Sejamos otimistas, caríssimo leitor, mas nunca deixemos de ser vigilantes, ainda mais em ano de eleições.
Outras informações, basta acessar o site do DNIT, ou ainda junto à Superintendência Regional do DNIT, nos telefones: (98) 2106-6277/6269 e (98) 3241-5302/8409-5849 (Unidade Local de Pedrinhas).
Hugo Freitas
Bom dia caríssimo Hugo Freitas, procede a preocupação. Entretanto, preço de Kilômetro de obra, está muito distante do leitor, eu por exemplo sequer tenho noção de custo de estrada! Estou agradecido pela informação. Abrasços. Reinaldo Cantanhêde Lima
ResponderExcluirGrato pela participação, Reinaldo.
ExcluirAbraços.