Professor Cloves Saraiva (de azul) e o aluno nigeriano, Nuhu Ayuba (de branco)
(Foto: Jornal Pequeno)
Em um texto enviado ao blog, o professor explica sua versão dos fatos que culminaram em uma acusação conjunta de racismo promovida pelos alunos que participaram da disciplina de Cálculo Vetorial, ministrada por Cloves. Segundo o professor, em nenhum momento houve de sua parte a intenção jocosa de ridicularizar o nome Nuhu Ayuba, alegando que a pronúncia deste em português é que suscita tal sentido.
Cloves Saraiva afirmou também jamais ter proferido insultos vinculados à cor negra de Nuhu, tendo em vista que ele também, assim como os seus familiares, são "pardos".
Por fim, dirigindo-se especificamente para o aluno nigeriano, Saraiva criticou o "atual comportamento" de Nuhu como estudante da UFMA, afirmando que este além de faltar muito às aulas, não executa as atividades nem entrega as tarefas, o que conceitua como estado "lamentável".
Leia na íntegra a "Retratação Pública" do professor Cloves Saraiva enviada ao blog:
RETRATAÇÃO PÚBLICA
1. Ao perguntar o seu nome não houve qualquer sentido jocoso, visto que sua pronúncia no seu idioma induz isto no nosso e que foi esclarecida por ele mesmo como o equivalente deste a NOÉ JOSUÉ.
2. Em conversa particular, referir-me ao Prêmio Nobel Nigeriano W. Soyinka sobre a frase “UM TIGRE NÃO DEFINE TIGRITUDE. UM TIGRE SALTA!” Quando me referi aos LEÕES AFRICANOS, que nas dificuldades de todo estrangeiro para o entendimento subjetivo de acusações preconceituais, esta não induz isso, pois sou também de cor Parda, assim como os meus familiares, e durante toda minha existência jamais proferiria tal insulto, principalmente para aluno.
3. Já referir-me em classe que “ser universitário é muita responsabilidade” e é costume dos alunos novatos (calouros) usarem as dependências da Universidade para outros fins fora do contexto educacional. Reclamei a você e aos outros colegas que não compareciam as aulas, nem fizeram os exercícios e, principalmente você, não compareceu ao PRÉ-TESTE e nem fez a sua 1ª Avaliação, além disso, não fez o PRÉ-TESTE da 2ª Avaliação, nem as suas notas de aula no caderno desta disciplina foram escritas e apresentadas até hoje. É lamentável! Faço o meu dever de professor cobrando o bom entendimento da disciplina, tendo formado excelentes alunos durante todo esse tempo, veja que a maioria dos seus colegas de classe cumpriram seus deveres e a turma passada não teve problemas deste tipo. Embora sabendo que você tem suas dificuldades naturais, como qualquer estrangeiro, deveria pelo menos se explicar, evitando interpretações errôneas sobre o seu atual comportamento como estudante da UFMA.
Firmo-me nestes termos públicos e receptivo a quaisquer outros esclarecimentos.
Publicar um pedido de desculpas alegando mal desempenho do aluno na sua diciplina, devemos respeitar a todos!! Realmente títulos não valem de nada, não são sinônimo de educação.....
ResponderExcluirQue coisa lamentável para um professor!!!
Atualmente é muito delicado vc se posicionar sobre alguns assuntos, pois a questão do preconceito virou "moda" as vezes não é tua intenção,mas as pessoas levam pra esse lado e criam toda uma situação ridicula e constrangedora. Penso que são pessoas que não se aceitam e que são as primeiras a terem o preconceito consigo mesmo.
ResponderExcluirTREMENDO DE UM SAFADO ESSE PROFESSOR...PIOR A UFMA QUE MANTEM EM SEU QUADRO PROFESSORES DESSE ESCALÃO...
ResponderExcluirRespeito sua opinião, companheiro. Mas vc não acha que, no mínimo, esse não é o tipo de comportamento que um professor universitário deveria ter? O que pensar a respeito?
ResponderExcluirGrato pela participação. Abraços fraternos.
Hugo Freitas
Realmente, lamentável.
ResponderExcluirGrato pela participação. Abraços fraternos.
Hugoi Freitas
Pessoal, a todos que participaram com seus comentários, elogios, críticas e sugestões, meu MUITO OBRIGADO!!!
ResponderExcluirRealizar um trabalho como este não é fácil, ainda mais em se tratando de um fato tão delicado envolvendo um professor universitário. Requer bastante tempo para levantamento das informações, redação dos textos, publicação e respostas aos inúmeros comentários.
Mas, mesmo diante de tais dificuldades, que se agravam com a minha atual falta de tempo livre, o que se exemplifica pela demora na publicação destes comentários, reitero minha enorme satisfação em contribuir para a democratização das informações através desta maravilhosa ferramenta comunicacional.
Os elogios colhidos, bem como as críticas e sugestões feitas por vcs são fundamentais para o aprimoramento e continuidade deste espaço.
Perdõem-me aqueles a quem não me referi especificamente. Devido à grande soma de participações que o assunto suscitou, limitei-me a tecer comentários mais gerais, mas publicando todos os que foram redigidos com educação e respeito aos demais leitores, levando em consideração o contraditório como elemento fomentador do debate salutar e profícuo.
Mais uma vez, MUITO OBRIGADO A TODOS VCS!!!
Abraços fraternos.
Hugo Freitas