Para quem se interessa pela vida de Che Guevara, a dica do dia é o livro De Ernesto a Che: a segunda e última viagem de Guevara pela América Latina, de Carlos Calica Ferrer, amigo de infância do guerrilheiro revolucionário.
Título original: De Ernesto al Che
Autor: Carlos Calica Ferrer
Tradutor:Sandra Martha Dolinsky
Ano da obra: 2005
Ano de edição: 2009
Páginas: 238
O livro narra a segunda viagem de Che Guevara, com 25 anos, ao lado do amigo de infância Carlos “Calica” Ferrer. Em 7 de julho de 1953, eles embarcaram em um trem na estação Retiro de Buenos Aires, decididos a percorrer a América Latina.
Para Ernesto, aquela era a sua última e definitiva viagem pelo continente. “Nesse livro é possível entender como foi a transformação do ser humano Ernesto Guevara para Che Guevara, do médico para guerrilheiro”, conta Fred.
Calica relata pela primeira vez todas as aventuras e experiências desses meses reveladores. Como na primeira viagem, feita com Alberto Granado, que inspirou o filme Diários de Motocicleta, esse segundo trajeto significou para Guevara um encontro com as raízes da América indígena, com as reações populares e com toda a beleza e sofrimento do continente.
Mas não é um livro que demoniza Che como alguns que tem por ai não né?
ResponderExcluirNão, companheiro Silva, o livro não trata de "demonização", como realmente alguns outros o fizeram.
ResponderExcluirO livro aborda a transformação histórica do "homem Ernesto" no "líder revolucionário Che Guevara", à luz do que este observava em sua segunda viagem pela América, tal como no filme "Diários de Motocicleta", onde a pobreza e a opressão do povo "ameríndio" o despertou para a luta por um mundo mais justo.
Grato pela participação, companheiro.
Hugo Freitas