sábado, 31 de março de 2012

LIVROS: NA HORA DA COMPRA, PREÇO BAIXO É O QUE CONTA


Na hora de comprar um livro, 47% dos brasileiros escolhem o estabelecimento pelo preço que eles cobram.

Outros fatores que costumam motivar os consumidores na hora escolher um estabelecimento para comprar livros é a comodidade (33%) e a variedade (29%), revela a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo IPL (Instituto Pró-Livro), com apoio da Abelivro (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares), da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros).

Para 28% dos entrevistados, a proximidade é levada em consideração na hora de escolher o varejo, enquanto 14% consideram a garantia e a confiança essenciais para a tomada da decisão.

O costume (12%) e o ambiente agradável (11%) também costumam influenciar o consumidor na hora de adquirir um livro.

Também costumam ser fatores relevantes na hora de escolher um local para comprar um livro: a especialização (8%), poder trocar livros (7%), rapidez e qualidade no atendimento (7%), casualidade (5%), vender outros produtos (3%) ter eventos culturais (2%) e outros motivos (2%).

Motivo da compra

O prazer e o gosto pela leitura são os motivos que incentivam 35% dos brasileiros a comprarem um livro. Em seguida, 32% afirmam que são motivados à compra pela cultura e conhecimento. Já 28% assumem que só compram livros porque a escola e a faculdade exigem.

Outros fatores relacionados pelos entrevistados como motivadores à compra são a necessidade de trabalho (11%) e presentear (11%).

Estabelecimentos

Dos 78,3 milhões de brasileiros que já compraram livros, 65% afirmam que realizam a compra das obras em geral em livrarias, enquanto 59% responderam que usam o mesmo local para comprar livros didáticos.

Bancas de jornais, sebos e até escolas são outros locais escolhidos para comprar livros.

"INCRIVELMENTE PRECISA" A TEORIA DA RELATIVIDADE DE EINSTEIN, diz estudo



A Teoria da Relatividade de Albert Einstein é "incrivelmente precisa", segundo um estudo publicado nesta sexta-feira (30), que ressalta os acertos dos cálculos do físico alemão na hora de explicar a expansão do Universo.

Esta conclusão surge de uma pesquisa feita por uma equipe de físicos da Universidade de Portsmouth (sul da Inglaterra) e do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre da Alemanha, cujos resultados foram anunciados nesta sexta-feira em um encontro nacional de astronomia na Universidade de Manchester (Inglaterra).

Assim, a expansão do Universo poderia ser explicada mediante a teoria de Einstein e a constante cosmológica, uma combinação que representa a resposta "mais simples" para este fenômeno, segundo os especialistas.

Os pesquisadores se centraram no período compreendido entre 5 bilhões e 6 bilhões de anos, quando o Universo tinha quase a metade da idade de agora, e realizaram medições com uma precisão "extraordinária".

A Teoria da Relatividade de Einstein prediz a velocidade pela qual galáxias muito afastadas entre si se expandem e se distanciam entre si, e a velocidade com a qual o Universo deve estar crescendo na atualidade.

Estes resultados são, segundo a pesquisadora Rita Tojeiro, "a melhor medição da distância intergaláctica já feita, o que significa que os cosmólogos estão mais perto que no passado de compreender porque a expansão do Universo está se acelerando".

Neste processo parece ter um grande protagonismo a energia do vazio, relacionada com o período inicial da expansão, e segundo alguns astrofísicos também com a aceleração da expansão do Universo.

Na opinião de Rita, o melhor da Teoria Geral da Relatividade de Einstein é que ela pode ser comprovada e que os dados obtidos neste estudo "são totalmente consistentes" com a noção de que esta energia do vazio é a responsável pelo efeito de expansão.

Segundo os especialistas, esta confirmação ajudará os cientistas a compreender melhor o que é que causa este misterioso processo e por que ele acontece.

Eles também esperam avançar na pesquisa da matéria escura, aquela que não emite suficiente radiação eletromagnética para ser detectada com os meios técnicos atuais, mas cuja existência pode ser deduzida a partir dos efeitos gravitacionais que causa na matéria visível, tais como as estrelas e as galáxias.

Os físicos calculam que a matéria escura representa cerca de 20% do Universo, e o estudo publicado nesta sexta parece apoiar sua existência.

"Os resultados não mostram nenhuma evidência de que a energia escura seja simplesmente uma ilusão fruto de nosso pobre entendimento das leis da gravidade", acrescentou Rita.

Uma melhor compreensão da matéria escura ajudaria a entender por sua vez de que são feitos os buracos negros.

Fonte: Agência internacional EFE
Editado por: Hugo Freitas

sexta-feira, 30 de março de 2012

CNPQ ADOTA NOVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai acrescentar, na plataforma eletrônica Lattes, que traz currículos e atividades de 1,8 milhão de pesquisadores de todo o país, duas novas abas para divulgação pública.

Em uma delas, os cientistas brasileiros informarão sobre a inovação de seus projetos e pesquisas; e na outra, deverão descrever iniciativas de divulgação e de educação científica.

Com a mudança, cientistas de todos os campos de investigação deverão descrever, na Plataforma Lattes, dados sobre a organização de feira de ciências, promoção de palestras em escolas, artigos e entrevistas concedidas à imprensa – além das informações básicas como dados pessoais, formação acadêmica, atuação profissional, publicações, linhas e projetos de pesquisa, áreas de atuação e domínio de idioma estrangeiros.

A intenção do CNPq é aumentar o conhecimento da sociedade sobre as atividades científicas que ocorrem no país.

“No século 21, o cientista reconhece seu papel de engajamento na sociedade. Ele sabe que está sendo pago e financiado e que deve uma prestação de contas sobre o que faz”, disse o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, em entrevista à Agência Brasil. “Ainda há um fosso grande entre aqueles que fazem ciência e aqueles que consomem e financiam a ciência. A sociedade não conhece com profundidade toda a riqueza com que a ciência brasileira vem contribuindo para o desenvolvimento nacional”, avaliou.

Segundo Oliva, passou a ser papel dos cientistas dar publicidade às atividades de pesquisa, mostrar experimentos e explicar projetos para o público, e ligar o trabalho a inovações que contribuam com as políticas públicas e até mesmo para a criação de novos produtos a serem lançados no mercado.

A mudança na plataforma Lattes poderá ocorrer em até dois meses. O modelo e a funcionalidade das abas já estão formatados e respeitarão as regras de transparência de informações públicas.

Para acessar o portal do CNPQ, clique no link www.cnpq.br que, entre outras funções, permite acesso à Plataforma Lattes.

Os novos dados informados serão considerados pelos 48 comitês de avaliação do CNPq quando forem aprovar projetos de pesquisa e conceder bolsas de estudo a professores e estudantes universitários.

O conselho terá indicadores para avaliação dos trabalhos científicos em quesitos de inovação e de produção em divulgação científica, como ocorre hoje com a cobrança de publicação de artigos científicos, os papers, em revistas especializadas, inclusive do exterior.

Desde junho do ano passado, o CNPq exige, na submissão eletrônica das propostas de pesquisa e nos relatórios eletrônicos de concessão científica, que sejam descritos, “em linguagem para não especialistas”, a relevância do que está sendo proposto e os resultados atingidos. “Com isso, eu passo a ter um banco fantástico para alimentar [com dados] os jornalistas”, promete o presidente do CNPq. Segundo Oliva, o sistema terá busca de projetos e relatórios por palavras-chave, instituição e área geográfica.

Por ano, cerca de 15 mil propostas de pesquisa são recebidas pelo conselho no edital universal (para todas as áreas do conhecimento).

Com a divulgação das propostas e relatórios, a expectativa de Oliva é despertar o interesse de “jovens talentos” para a ciência e criar uma nova cultura acadêmica em quatro anos – aproveitando o aumento significativo de novos mestres e doutores formados no Brasil. Na década passada, esse número dobrou, tendo atingido mais de 50 mil em 2009.

Além de mudar a cultura no ambiente acadêmico, o presidente do CNPq imagina que a divulgação de trabalhos e a educação científica possam alterar o comportamento social. “As pessoas têm que usar a ciência no dia a dia. Entender, por exemplo, que há relações de causa e efeito”, observou. “Educar para os valores da ciência e para o método científico na vida pessoal nos protege de extremismos e intolerâncias”, acrescentou Oliva.

Editado por: Hugo Freitas

quinta-feira, 29 de março de 2012

NA UTI: JOÃO CASTELO SEGUE INTERNADO, SEM PREVISÃO DE ALTA

João Castelo, prefeito de São Luís

O Hospital UDI publicou Nota agora há pouco sobre o quadro de saúde do prefeito de São Luís, João Castelo. Ele está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), sem previsão de alta.

De acordo com a Nota, Castelo deu entrada na noite desta quarta-feira (28) no Hospital UDI após se sentir mal em casa, por volta das 22h, apresentando quadro de desidratação em decorrência de uma gastroenterite que causa inflamação no intestino.

João Castelo está acordado, com sinais vitais estáveis, respirando sem a ajuda de aparelhos e acompanhado da família.

Por não haver melhora nas últimas horas e com o agravante de ser diabético, os médicos e a família estudam a possibilidade de transferi-lo para São Paulo.

Confira a Nota do Hospital UDI na íntegra:


JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE SORTEIOS DO MEGACAP


O Juiz Federal, José Carlos do Vale Madeira, da 5ª Vara da Justiça Federal no Maranhão determinou a suspensão dos sorteios dos títulos de capitalização denominados de Megacap e SorteMania Vida Premiável.

De acordo com a sentença judicial, todos os valores recebidos dos consumidores dos produtos correspondentes a sorteios ainda não realizados devem ser devolvidos, sob pena de multa de trinta mil reais por cada uma das devoluções não realizadas.

Os promotores dos sorteios também deverão, no prazo de cinco dias, divulgar o fim da comercialização dos produtos e os locais e formas de restituição de valores recebidos pela venda dos títulos de capitalização.

O não cumprimento dessa determinação acarretará no pagamento de multa de cinqüenta mil reais.

O juiz requisitou à Polícia Federal que realize busca e apreensão de todo material gráfico de propaganda ou títulos para comercialização do Megacap e SorteMania Vida Premiável.

As emissoras de televisão também foram oficiadas da decisão e comunicadas de que devem cessar a veiculação de propaganda e sorteios em nome das rés, sob pena do pagamento de multa de setenta mil reais por cada anúncio veiculado.

A decisão da 5ª vara da Justiça Federal atende a pedido do Ministério Público Federal que sustenta que as rés exploram ilegalmente o jogo de bingo em São Luís sob o pretexto de comercializarem plano de pecúlio ou seguro que serviria para mascarar a difusão do jogo de azar.


Hugo Freitas
Com informações do MPF/MA

terça-feira, 27 de março de 2012

PUNIÇÃO: Torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras estão proibidas de entrar nos estádios

A Federação Paulista de Futebol publicou em seu site oficial na tarde desta segunda-feira (26) uma determinação do presidente Marco Polo Del Nero anunciando a proibição da entrada das torcidas uniformizadas Mancha Alviverde, do Palmeiras, e Gaviões da Fiel, do Corinthians, nos estádios do estado de São Paulo.

A decisão foi tomada após um pedido da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, levando-se em conta a briga generalizada entre membros das duas torcidas numa avenida paulistana, por volta das 10h de domingo (25), o que resultou na morte do palmeirense André Alves Lezo, de 21 anos.

O banimento das duas torcidas será até que os fatos sejam investigados e os responsáveis, punidos.

Confira a resolução da FPF:

RESOLUÇÃO DA PRESIDÊNCIA - Nº66/12 - Proibir as Torcidas Uniformizadas Mancha Alvi verde e Gaviões da Fiel

RESOLUÇÃO DA PRESIDÊNCIA – Nº66/12

Em 26 de março de 2012.

MARCO POLO DEL NERO, Presidente da Federação Paulista de Futebol, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto,

CONSIDERANDO a solicitação por documentação encaminhada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, que informa sobre a ocorrência de confronto entre integrantes das torcidas “Mancha Alvi Verde” e “Gaviões da Fiel”, com o registro de crimes contra a pessoa e patrimônio, verificado na Avenida Inajar de Souza, no dia 25/03/2012 e que resultou a morte do torcedor Andre Alves Lezo;

CONSIDERANDO que é dever desta Entidade preservar a disciplina nos campos de futebol,

RESOLVE:

PROIBIR a entrada nos estádios, até que sejam apurados os fatos e os responsáveis punidos nos termos da legislação em vigor (Estatuto do Torcedor) as torcidas organizadas Mancha Alvi Verde e Gaviões da Fiel.

Esta Resolução entra em vigor na presente data, revogadas as disposições em contrário.

Marco Polo Del Nero
Presidente

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ex-integrante da Legião Urbana mora nas ruas


Renato Rocha, baixista da banda Legião Urbana entre 1984 e 1989, está vivendo como morador de rua no Rio de Janeiro há cinco anos, mostrou uma reportagem do "Domingo Espetacular" exibida nesse domingo (25), na Record.

O ex-baixista, que participou dos três primeiros discos da Legião, foi encontrado pela equipe de reportagem sentado em frente a uma agência bancária. Ele contou que possuía uma residência fixa na cidade, mas foi perdendo dinheiro, uma vez que a renda provinda de direitos autorais não era suficiente. Em seguida, foi morar em um hotel e, finalmente, foi parar nas ruas.

O pai do músico, o advogado e sargento aposentado Sebastião Rocha, que mora em Brasília, afirmou que não vê o filho há mais de 10 anos. Ele contou que Renato mudou-se da capital brasileira para o Rio de Janeiro nos anos 90, após ter sido expulso da Legião.

Segundo relatos de Bonfá (baterista) e Dado Vila-Lobos (guitarrista) para a imprensa, à época, a "saída" de "Neguete", como era chamado, teria sido por causa de "indisciplina".

De acordo com o pai de Renato Rocha, após se separar da mulher, o filho entrou em depressão e virou um dependente de drogas. "Ele ficou desgostoso da vida, mesmo dentro da própria família", disse Sebastião. "A gente sempre procurou aconselhar. Ele não é brigado com nenhum dos irmãos e nem comigo também", acrescentou.

O pai do músico acredita que as drogas foram responsáveis por levar Renato às ruas. Ele planeja, agora, encontrar o filho no Rio, para comprar um imóvel para ele.

Renato Rocha, ex-baixista da Legião Urbana

Triste ver um ex-integrante de uma das bandas mais cultuadas do rock brazuca ter perdido a batalha para as drogas, esse câncer social contra o qual ninguém está imune nem de suas consequências trágicas.

Hugo Freitas

domingo, 25 de março de 2012

PARALISAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS PELO REAJUSTE DE BOLSAS, JÁ!!!


A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convoca os pós-graduandos e as pós-graduandas de todo o país a paralisarem todas as suas atividades acadêmicas e de pesquisa no dia 29 de março em defesa do reajuste imediato do valor das bolsas de mestrado e doutorado, há 4 anos congeladas – a inflação acumulada do período já supera os 20%.

Há pelo menos dois anos os pós-graduandos do país vêm pautando a importância da valorização das bolsas de pesquisa em um país que almeja uma posição de maior destaque na geopolítica mundial. Em 2011 os pós-graduandos realizaram diversas atividades nas universidades, rodaram um abaixo-assinado (que já supera 50 mil assinaturas) e angariaram apoio de reitores, conselhos universitários, assembleias legislativas, parlamentares, intelectuais, entidades da sociedade civil organizada, entre outros. A ANPG também apresentou propostas de emenda ao Orçamento da União para garantir o reajuste e também apresentou sua pauta aos presidentes da Capes e do CNPq, aos ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e até à presidenta Dilma Rousseff.

Todos os que receberam a reivindicação se disseram sensíveis à pauta, entretanto, o corte no Orçamento 2012, que reduziu em 22% as verbas do MCTI, indicam que as prioridades que marcam a política econômica federal prejudicam o desenvolvimento do país. Este depende, dentre outros fatores, de recursos humanos qualificados, capazes de contribuir para superar os gargalos históricos da nação.

Semana de mobilização

Assim, convocamos as APG’s e pós-graduandos a realizarem mobilizações nas universidades de forma concentrada na semana de 26 a 30 de março, pautando o reajuste das bolsas como a pauta central dos pós-graduandos na Jornada Nacional de Lutas da UNE, UBES e ANPG, que ocorre no período.

Entre as ações sugeridas pela campanha estão a realização de atos; festas-protesto de aniversário dos 4 anos sem reajuste; instalação de murais de apoiadores da campanha; coleta de moedas para “garantir” o orçamento do governo federal para conceder o reajuste; instalação de um contador de dias sem reajuste (nesta quinta-feira, dia 22 de março, completam-se 1391 dias); debates e moções de apoio dos órgãos colegiados das instituições e entidades dos movimentos sociais.

Paralisação

Entretanto, o foco da mobilização deve ser a paralisação das atividades acadêmicas e de pesquisa no dia 29 de março. Para tanto, vale realizar aulas públicas e outras atividades que reúnam os pós-graduandos, panfletagens e outros instrumentos. O importante é garantir e registrar o protesto pelo longo período sem reajuste das bolsas.

A produção de pesquisas concatenadas com as grandes questões nacionais e ao mesmo tempo livres, criativas, inovadoras, depende de investimento material e valorização social. É neste sentido que a ANPG pauta a humanização das bolsas de pesquisa, tendo como reivindicação imediata o reajuste e uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa.

Pela valorização das bolsas de pesquisa, JÁ!!!

"PARA NOSSA ALEGRIA", O MAIS NOVO HIT DO BRASIL


Com mais de 8 milhões de visualizações, o vídeo da família cantando um louvor gospel extrapolou a fronteira do YouTube e invadiu as redes socias, onde a canção se tornou um hit febril, recebendo inúmeras paródias e montagens.



Intitulada originalmente de "Galhos Secos", a música já mudou de nome e foi batizada pelos internautas de "Para Nossa Alegria", triplamente qualificada:

1- pelo primor de afinação da menina;

2- pelas caras e bocas do menino tocando o violão;

3- e pela "surpresa" que ele prepara para os espectadores ao fim da canção.

Sem dúvida, o hit foi feito sobre medida "Para Nossa Alegria".

Confira e divirta-se:

sábado, 24 de março de 2012

POLÊMICA COM O DICIONÁRIO HOUAISS: UM VERBETE RACISTA?

Ministério Público Federal entra com ação na justiça contra Dicionário Houaiss por avaliar que o seu verbete sobre os ciganos é preconceituoso.

Nas últimas semanas, uma denúncia feita originalmente em 2009 ao Ministério Público Federal em Uberlândia, Minas Gerais, ganhou destaque na imprensa brasileira e até mesmo na estrangeira: os significados atribuídos à palavra "cigano" no conhecido dicionário Houaiss seriam racistas e preconceituosos.

O assunto gerou uma enorme discussão pública e acionou histórias e memórias de perseguição e preconceito contra uma das populações nômades mais tradicionais e antigas do mundo.

A ação do MPF, no entanto, não foi bem recebida entre formadores de opinião e intelectuais, que defenderam o direito do dicionário de registrar os usos históricos da língua, mesmo aqueles que possuem conotação pejorativa.

O polêmico verbete do Houaiss para a palavra "cigano" traz a seguinte definição:

"Cigano adj.
1 - relativo ao ou próprio do povo cigano; zíngaro Adj. s.m.
2 - relativo a ou indivíduo dos ciganos, povo itinerante que emigrou do Norte da Índia para o oeste (antiga Pérsia, Egito), de onde se espalhou pelos países do Ocidente; calom, zíngaro.
3 - p.ext. que ou aquele que tem vida incerta e errante; boêmio.
4 - p.ana. vendedor ambulante de quinquilharias; mascate.
5 - (1899) pej. que ou aquele que trapaceia; velhaco, burlador.
6 - pej. que ou aquele que faz barganha, que é apegado ao dinheiro; agiota, sovina.
7 - que ou o que serve de guia ao rebanho (diz-se de carneiro).
8 - LING m.q. ROMANIETIM fr. cigain (sXV, atual tsigane ou tzigane, estas por infl. Do al. Zigeuner), do gr. biz. athígganos ‘intocável’, nome dado a certo grupo de heréticos da Ásia Menor, que evitava o contato com estranhos, a que os ciganos foram comparados quando de sua irrupção na Europa central; c.p. tur. cigianI/i>, romn, zigan, húng.cigány, it, zingano (a1470, atual zíngaro); f.hist. 1521 cigano, 1540 cigano, 1708 sigano COL bando, cabilda, ciganada, ciganagem, ciganaria, gitanaria, maloca, pandilha HOM cigano (fl.ciganar)".

O Ministério Público entendeu que houve racismo nos itens 5 e 6 do verbete e, por isso, entrou com uma Ação Civil Pública contra a Editora Objetiva, que publica o dicionário, e contra o Instituto Antônio Houaiss.

O MPF espera conseguir na justiça uma indenização de 200 mil reais por dano moral coletivo e a retirada de circulação, suspensão de tiragem, venda e distribuição das edições do dicionário que contem as expressões que depreciam os ciganos.

Segundo o procurador que cuida do caso, Cléber Eustáquio, "o direito à liberdade de expressão não pode albergar posturas preconceituosas e discriminatórias, sobretudo quando caracterizada como infração penal". Segundo ele, a significação atribuída pelo Houaiss violaria o artigo 20 da Lei 7.716/89, que tipifica o crime de racismo.

O procurador reconheceu a excelência do dicionário, mas fez suas ressalvas:

"Ao se ler em um dicionário, por sinal extremamente bem conceituado, que a nomenclatura cigano significa aquele que trapaceia, velhaco, entre outras coisas do gênero, ainda que se deixe expresso que é uma linguagem pejorativa, ou, ainda, que se trata de acepções carregadas de preconceito ou xenofobia, fica claro o caráter discriminatório assumido pela publicação".

No momento, o dicionário Houaiss retirou de sua versão on-line dois verbetes: "negro" e "cigano".

O assunto é bastante delicado, uma vez que o significado apresentado pelo dicionário está plenamente identificado com a sigla "pej.", de "pejorativo", precedido do ano "1899", o que deixa expresso que estes são apenas outros sentidos que o verbete possui(u) histórica, política, social e culturalmente construídos.


Publicar essa informação contendo as respectivas ressalvas históricas seria "assumir um caráter discriminatório", como afirma o procurador? Negar essa informação do público leitor é o ato mais correto?


O dicionário Houaiss apenas expôs os diferentes sentidos do termo em seus distintos contextos e usos.


A língua é um instrumento cultural e social de integração entre povos, construída e reelaborada historicamente conforme seus usos sociais. Como exemplo, basta examinarmos as constituições brasileiras elaboradas de 1891 até 1988 e veremos a quantidade de termos utilizados que faziam referência a minorias sociais de forma pejorativa aos olhos dos estudiosos do presente.


Ao que parece, negar ou cercear a publicação em um dicionário amplamente conhecido dos significados pejorativos que um verbete adquiriu ao longo do tempo configura-se numa forma de se negar o   próprio processo histórico de sua constituição e de seus usos sociais.


Além disso, significa colocar para debaixo do tapete a discussão sobre a existência de uma pretensa "democracia racial" brasileira, na qual o racismo e as práticas discriminatórias e preconceituosas são veladas, escondidas, e quando vêm à tona são logo demovidas para o plano do silêncio e da não-discussão pública sobre o assunto.


Como se vê, fiel leitor, essa polêmica ainda vai dar muito o que falar.


Hugo Freitas

sexta-feira, 23 de março de 2012

VIDA E OBRA DO MESTRE CHICO ANYSIO


Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape (CE) no dia 12 de abril de 1931 e mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família com 8 anos de idade.

O humorista começou sua carreira no rádio, mas foi na televisão que se consagrou e se tornou um dos maiores nomes do humor brasileiro.

Chico Anysio deu vida a 209 personagens, que se tornaram imortais na memória do telespectador.

O comediante se casou seis vezes. Atualmente era casado com a empresária Malga Di Paula. Ele deixou 8 filhos, Lug de Paula (do casamento com a atriz Nanci Wanderley); Nizo Neto e Ricardo (ambos da relação com Rose Rondelli); André Lucas (adotado); Cícero (da união com Regina Chaves); Bruno Mazzeo (do casamento com a atriz Alcione Mazzeo); Rodrigo e Vitória (da relação com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello), e 11 netos.

Carreira

Para uns ele era o Professor Raimundo, para outros, Alberto Roberto ou até mesmo Bento Carneiro, o vampiro brasileiro. Através de seus diversos personagens, Chico Anysio sempre mostrou versatilidade durante sua brilhante trajetória e se tornou um gigante do humor brasileiro.

Mas sua carreira foi muito além da interpretação. Um dos maiores criadores de personagens do gênero, o cearense também escrevia seus próprios textos e chegou a ser diretor de peças de teatro.

Além disso, se aventurou com sucesso pelo jornalismo esportivo, música, dublagem, literatura, pintura e poesia.

Chico Anysio começou no rádio. Em seu primeiro teste para locutor, o iniciante se saiu muito bem, mas perdeu o lugar para nomes como Sílvio Santos e Fernanda Montenegro. Trabalhou na Rádio Guanabara, acumulando funções como as de radioator e comentarista de futebol, entre outras. Na década de 1950, passou também pelas rádios Mayrink Veiga, que lançou Carmen Miranda, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil.

Em 1957, estreou na televisão com o programa “Noite de Gala”. Em 1959 foi a vez do “Só Tem Tantã”, posteriormente chamado de “Chico Total”. Este último foi exibido durante todo o ano de 1981 e retornou à telinha em 1996. Logo depois, o humorista voltou ao ar com “O Belo e As Feras”, em 1999.

Já o sucesso “Escolinha do Professor Raimundo”, que impulsionou a carreira de muitos atores e é lembrado e copiado até os dias de hoje, foi comandado por Anysio e exibido em diversos programas humorísticos por mais de 38 anos. O quadro cômico estreou como programa próprio em agosto de 1990, na Rede Globo, onde permaneceu até 1995. Foi retomado de 1999 a 2001 como parte do programa “Zorra Total”, quando foi exibida sua última temporada.

Em 2009, o artista fez uma participação na novela "Caminho das Índias", como o trambiqueiro Namit, pai de Radesh (Marcius Melhem).

No ano passado, recebeu o prêmio especial do júri no Festival de Cinema do Rio por sua atuação no filme "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", dirigido por Vinicius Coimbra.

Ao mestre Chico Anysio, com toda admiração e carinho, nosso MUITO OBRIGADO por todos os momentos felizes que desfrutamos assistindo e aplaudindo seu majestoso talento artístico!!! 

Descanse em Paz!!!

Hugo Freitas

MORRE O MESTRE DO HUMOR, CHICO ANYSIO

Chico Anysio (*1931 +2012)

Morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, há 112 dias.

Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.

Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica.

Durante o período de internação, que alternou momentos no CTI e em unidades intermediárias, Chico Anysio apresentou quadros de pneumonia e passou por sucessivos tratamentos. As infecções foram combatidas com o uso de antibióticos.

O artista piorou no início desta semana e, na segunda (19), voltou a respirar com a ajuda de aparelhos em período integral. No dia seguinte, teve uma complicação renal.

Na noite de quarta (21), ele foi submetido a uma sessão de hemodiálise e apresentou instabilidade hemodinâmica, por isso fez uso de alta dose de medicamentos para controlar a pressão arterial. Seu estado foi considerado crítico pelos médicos na manhã desta quinta.

Chico Anysio deu entrada no mesmo hospital em novembro de 2011 devido a uma infecção urinária. Após ser tratado com um ciclo de antibióticos, recebeu alta para passar o Natal com a família, mas voltou a ser internado no dia seguinte com hemorragia digestiva.

Ele chegou a respirar sem aparelhos no início de janeiro, mas voltou a piorar, teve febre e permanecia sedado. Em fevereiro, foi diagnosticado com uma infecção pulmonar, que estava sendo controlada com o uso de antibióticos.

Malga Di Paula, atual mulher do artista, fez campanha contra o cigarro no Facebook na semana passada. "[Chico] é uma das vítimas de uma geração desinformada, que usava o cigarro por uma questão de charme", publicou ela na rede social.

Chico Anysio, em uma entrevista à TV Brasil, já havia dito que a única coisa que ele se arrependia de ter feito em vida foi ter fumado por mais de 40 anos, pois o cigarro havia destruído seu pulmão.

Além da mulher, o humorista deixa oito filhos de casamentos anteriores.

HISTÓRICO MÉDICO

Chico Anysio já havia passado três meses no mesmo hospital no início de 2011, quando deu entrada com falta de ar e foi detectada uma obstrução de artéria coronariana. Ele foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias.

No período pós-operatório, o humorista passou por diversas complicações, como tamponamento cardíaco e pneumonia. Ele precisou de auxílio de máquinas para respirar em vários momentos da internação, e foi submetido ainda a uma traqueostomia.

O humorista esteve internado em outras duas ocasiões em 2010: em maio e agosto. Na primeira, teve de tratar uma infecção respiratória.

Na época, escreveu em seu blog: "Estou vivo e paciente, esperando a cada telefonema que seja alguém da Globo, vestido de azul marinho, dizendo que alguém da mesma cor quer me ver novamente na telinha".

Já a segunda internação, em agosto, ocorreu por causa de uma hemorragia digestiva e ele passou por duas cirurgias no intestino. A recuperação foi rápida e, em setembro, Chico voltou aos palcos ao lado de Tom Cavalcanti no espetáculo "Chico.Tom".

Sua saúde foi se debilitando ao longo da última década. Em 2000, Chico Anysio foi internado com dores no peito. No ano seguinte, teve problemas pulmonares. Em 2006, foi internado duas vezes: primeiro, teve uma infecção respiratória, em seguida, sofreu uma queda em casa na qual fraturou uma vértebra.

ÚLTIMAS CENAS

Em 2009, o artista fez uma participação na novela "Caminho das Índias", como o trambiqueiro Namit, pai de Radesh (Marcius Melhem). 

No ano passado, recebeu o prêmio especial do júri no Festival de Cinema do Rio por sua atuação no filme "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", dirigido por Vinicius Coimbra.

De meados de 2011 até o início deste ano, Chico Anysio apareceu nas telinhas maranhenses como garoto-propaganda de uma concessionária de veículos, no qual ele próprio anunciava a empresa, com a voz  e o corpo debilitados.

No último comercial exibido no Maranhão ainda como garoto-propaganda da mesma concessionária, Chico Anysio aparece abraçado com um de seus filhos, também ator, mas agora sem falar, apenas sendo coadjuvante.

É a última imagem registrada na memória deste blogueiro de um dos maiores mestres do humor e do campo artístico brasileiro. Descanse em paz, mestre Chico Anysio.

Hugo Freitas

quinta-feira, 22 de março de 2012

TRE/MA DIVULGA LISTA DE POLÍTICOS "FICHAS-SUJAS" PARA AS ELEIÇÕES DE 2012


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) divulgou na tarde desta quinta-feira (22) uma lista contendo o nome de 50 políticos que tiveram suas contas de campanha desaprovadas nas Eleições de 2010.

Muitos dos políticos "fichas-sujas" que constam na lista do TRE/MA seriam prováveis candidatos às eleições municipais de outubro próximo. Entre os indicados pela Justiça Eleitoral, estão o deputado Waldir Maranhão (PP), presidente da sigla no Estado, e o ex-presidente do CREA/MA, Raymundo Portelada (PCdoB).

De acordo com a Corte maranhense, a aceitação das contas eleitorais é uma exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a validação do registro de candidaturas (Resolução nº 23.376/2012).

A supracitada Resolução do TSE define, igualmente, as regras para a arrecadação, gastos de recurso e prestação de contas de campanha de candidatos, partidos políticos e comitês financeiros.

O Maranhão é o sexto Estado a divulgar lista de candidatos "fichas-sujas" e que, portanto, estão impossibilitados de disputarem as próximas eleições municipais.

Veja a relação completa dos "fichas-sujas" maranhenses:

1. BENEDITO GARCIA DE CASTRO

2. JAMES DEAN GASPAR SODRE

3. JOHN DE OLIVEIRA RIBEIRO

4. JOSE ORLANDO MELONIO DA SILVA

5. MARIA VITORIA DA SILVA

6. RAYMUNDO JOSE ARANHA PORTELADA

7. WALDIR MARANHAO CARDOSO

8. JOAO ONOFRE RAMOS DA SILVA

9. JOSE AUGUSTO RIBEIRO DE SOUSA

10. ANTONIO CICERO LOPES ASSUNCAO

11. JORGE ANTONIO CARVALHO

12. LUCIA REGINA GUIMARAES DE OLIVEIRA

13. JOSE ANTONIO MONTE LIMA

14. LINO EMANOEL CARDOSO DOS SANTOS

15. GILBERTO COSTA DE OLIVEIRA

16. EDNILTON MOREIRA LIMA

17. BERCKSON SANTOS RAMOS

18. FERNANDO DINIZ

19. GAUDENCIO ALVES

20. JOSELYO DE AGUIAR SOARES

21. MANOEL DE JESUS SERRA AGUIAR

22. RAQUEL DOS SANTOS SILVA

23. ANTONIO HORACIO JARDIM BELO

24. ERICO FABIANO DINIZ DE CARVALHO

25. AGENOR MARQUES COLLINS

26. JOSÉ DOS REIS MORAES ROCHA

27. DELCIO DE CASTRO BARROS

28. MARCIO MOSIEL DO NASCIMENTO OLIVEIRA

29. MARIO ANTONIO FERREIRA SA

30. MANOEL NASCIMENTO DA SILVA

31. KLEBER KLEPER FERRO LEITE FILHO

32. HENRIQUE AUGUSTO DE MIRANDA

33. PEDRO ALVES DE PINHO

34. JOSIMAR NUNES DA SILVA

35. MURILO PEREIRA DA SILVA

36. CARLOS ALBERTO SOARES TELLES DE SOUZA

37. COSME SANTOS DA SILVA

39. JOAO BATISTA DOS SANTOS

40. RACHEL LUCY LIMA SIPAUBA

41. BARTOLOMEU BARBOSA DE SOUSA

42. JOSE RIBAMAR EVERTON

43. LEONIDAS COUTINHO DE OLIVEIRA

44. JOSE RAIMUNDO PIRES ROCHA

45. RICARDO SILVA

46. ROSINETE PEREIRA

48. ANTONIO DA SILVA RODRIGUES

49. MIRAMAR DIAS FERNANDES

50. CARLOS GIORDANO LOPES MOREIRA

Hugo Freitas